Com a intenção de estruturar uma nova atividade econômica e potencializar seu crescimento de maneira sustentável, foi elaborado o Plano Estratégico de Turismo de Lajeado Grande. A iniciativa viabilizada pela parceria Sebrae/SC e Administração Municipal, por meio do Programa Cidade Empreendedora, orienta o processo de organização da atividade turística e representa também o alinhamento do município com a Política Nacional de Turismo.
O documento foi elaborado de forma participativa com o envolvimento do trade turístico, representantes do Poder Público, entidades empresariais e instituições. Essa metodologia constitui-se de uma ferramenta para discussão e ação para um turismo responsável e inclusivo. O Plano estabelece diretrizes com estratégias e ações alinhadas a ampliação da atividade, com foco no fortalecimento da governança local, formação de novos produtos, integração regional, comercialização e promoção do destino.
“A elaboração do Plano de Turismo foi muito importante para o município, até porque estamos iniciando agora a evolução do setor turístico, que cada vez mais está ganhando visibilidade. O documento contribui na organização e potencialização dessa atividade econômica, além de trazer diversos benefícios, sejam econômicos, sociais e culturais”, observou o prefeito Anderson Elias Bianchi. Desta maneira, as novas atividades ingressam no setor de maneira planejada e considerando o histórico e a cultura local.
De acordo com o prefeito, ainda entre os benefícios dessa iniciativa estão a atratividade de novas propriedades, o fomento do empreendedorismo no setor e a diversificação da economia local. “O turismo se tornou uma importante fonte de renda em Lajeado Grande, o que valoriza a identidade local, incentiva a cultura, as tradições históricas, além de conciliar a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável como formas de atrair turistas”, analisou Bianchi.
Outro ponto favorável do Plano Estratégico de Turismo é a facilitação na captação de recursos públicos. “Esse documento é um dos requisitos para que o município participe de editais e também de programas estaduais e federais que são voltados ao setor”, realçou o prefeito. Por fim, Bianchi também enalteceu que a elaboração do Plano e sua execução favorecem o engajamento da comunidade nas atividades turísticas, seja na receptividade com os visitantes, no embelezamento de suas propriedades e na proposição de ideias para seu fortalecimento.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o que faz a grande diferença no município é uma governança ativa e organizada, que abraça a causa e incentiva a participação de outras pessoas. “O Sebrae/SC e a Administração Municipal são propulsores de novas atividades econômicas, mas o papel preponderante é do munícipe, que precisa se sentir pertencente do desenvolvimento”, analisou ao agradecer pela parceria na execução do Programa Cidade Empreendedora.
PLANO
Para coleta de informações foram utilizadas pesquisa bibliográfica, documental e a história oral, além da visitação a equipamentos e potenciais turísticos, e entrevistas com empreendedores locais. Outros dados foram levantados a partir de fontes bibliográficas e documentais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Turismo, Setur, estudos realizados pelo Sebrae e dados fornecidos pela Prefeitura.
Para a elaboração do Plano foram realizados encontros presenciais para avaliar, discutir e propor soluções que possam ser executadas pelo Poder Público, pela comunidade e a iniciativa privada, com apoio de instituições. O planejamento contemplou as etapas de caracterização do território, análise da infraestrutura, posicionamento de mercado, diagnóstico estratégico, quadro institucional da área turística, estratégias de desenvolvimento, avaliação e monitoramento.
O documento contém apresentação, metodologia, caracterização do território, análise da infraestrutura, quadro institucional da área turística, diagnóstico estratégico, posicionamento de mercado (tendências, segmentos turísticos e portfólio dos atrativos), estratégias de desenvolvimento (visão, eixos de desenvolvimento e plano de ação), responsabilidades no projeto e avaliação e monitoramento.